Menu

Siga-nos

Kefir

É uma bebida fermentada originária das montanhas do Caucáso produzida pela a submersão temporária dos chamados “grãos de kefir" num substrato, como o leite, água açucarada, leite de coco, sucos etc. Estes grão são uma colônia de microrganismos simbióticos com matriz composta de polissacarídeos e proteínas, formada por bactérias (lactobacilos e bifidobactérias), podendo conter leveduras. Também são conhecidos como tibicos, cogumelos tibetanos, plantas de iogurte, cogumelos do iogurte, quefir, kephir, kiaphur, kefer, knapon, kepiand e kippi. O termo “kefir” deriva do turco keif que significa "bem-estar" ou "bem-viver".

Kefir de Água

O kefir de água possui um conjunto microbiótico que se alimenta de carboidratos. Mas, como a água não possui fonte energética para promover a proliferação das bactérias, é preciso que o líquido seja acrescido de outras substâncias, como o açúcar, açúcar mascavo e frutas (pois contêm sacarose).
O resultado é um líquido efervescente e levemente ácido, que pode ainda ser saborizado e torná-lo ainda mais frisante (tipo um refrigerante natural ) ou ser utilizado puro em outros preparos alimentares.

Refrigerante Natural

Kefir de Leite

O metabolismo da colônia de microrganismos consome a lactose e reduz a caseína, albumina e outras proteinas aos aminoácidos que as constituem, além de sintetizar ácido láctico, a lactase e outras enzimas que ajudam a digerir a lactose restante depois da bebida ingerida. Ainda modificam os sais de cálcio para formas mais facilmente absorvidas pelo organismo humano.

O preparado pode ser feito com leite de vaca, cabra, ovelha, e búfala. Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir exige temperaturas mais altas, em temperaturas mais baixas fermenta mais lentamente. Ele é fermentado por trinta e sete tipos diferentes de microrganismos em sua colônia.

Os grãos de kefir são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose, leveduras não fermentadoras de lactose Lactobacillus caseiBifidobaterium sp e Streptococcus salivarius subsp thermophilu.

Comparando-se com o iogurte apresenta sabor levemente mais ácido e espessura mais liquida. Porém, essa acidez e textura podem ser controladas de acordo com o tempo de fermentação. Quanto mais tempo for fermentado mais ácido e mais espesso será o resultado.

Após a fermentação, os grãos são coados e inseridos em novo substrato para serem alimentados e fermentar o meio novamente. O produto obtido é tipo um iogurte mais fluido ou pode ser ainda submetido a um novo processo para se obter um iogurte mais espesso como o iogurte grego, cream cheese e/ou queijo de kefir. 

Iogurte Grego

Benefícios

O kefir tem efeitos comprovados em diversas aspectos da saúde humana, entre eles antitrombótico, antimicrobiano e significativa melhora na absorção do cálcio pelos ossos, resultando, também, na melhora da densidade óssea, conforme estudo clínico randomizado controlado realizado em 40 pacientes com osteoporose,[10] além de auxiliar na digestão e redução da intolerância à lactose em adultos intolerantes à substância.[11] Outros efeitos benéficos à saúde, consoante testes in vitro e em animais, estimulação do sistema imunológico, redução do colesterol, além de propriedades antialérgicas, anti-inflamatórias, anticancerígenas, antifúngicas.[12][13][14]

A composição do kefir apresneta uma considerável quantidade de proteína, vitamina B12, riboflavina (vitamina B2), menaquinona (vitamina K2), fósforo, cálcio e vitamina D.[15]

Outra característica é a alta qualidade e quantidade de aminoácidos e na eliminação de microrganismos patogênicos da microbiota intestinal[16][17].

Já conhece nossos produtos?

Nossa Loja

Tire suas dúvidas